O MEC (Ministério da Educação) vai retirar 266 mantenedoras, responsáveis pela administração de 330 instituições de ensino superior, do Prouni (Programa Universidade para Todos). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20).
No Piauí, cinco mantenedoras, que são ligadas a quatro instituições de ensino superior, tiveram seus nomes retirados da lista do MEC. São elas: Sociedade de Ensino Superior do Sul do Piauí e Sociedade Piauiense de Educação Ciência e Tecnologia LTDA (Faculdade dos Cerrados); União das Escolas Superiores Campomaiorenses (NovaUNESC); Centro de Educação e Tecnologia de Teresina (Faculdade CET) e a Associação Piauiense de Ensino Superior (FACET).
As mantenedoras deixaram de apresentar a quitação de tributos e contribuições federais de 2012. As mantenedoras já não puderam oferecer bolsas do programa no primeiro semestre de 2013. Com isso, o programa deixa de ofertas quase 20 mil vagas, segundo o MEC. As mantenedoras podem entrar com recurso nos próximos cinco dias.